Religião? Evangelho!





“Trago boas novas de grande alegria…para todo o povo; hoje na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo o Senhor”

(Lc 2.10-11)



A palavra religião sugere a idéia de “religar”: é o homem tentando se religar a Deus. Já, evangelho (’boas novas”) é a notícia de Deus buscando o homem. Evangelho é Jesus convidando: “venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28)

Religião é esforço humano; evangelho é empenho de Deus: “Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Deus deixou o céu em busca de nós, tornando-se homem, o que religião nenhuma ensina. O evangelho diz que “[Jesus] não considerou que ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornado-se semelhante aos homens…e foi obediente até a morte!” (Fp 2.6-8)

Jesus não se oferece como alternativa, mas é exclusivo, afirmando: “eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim” (Jo 14.6).

Pedro, um dos seus díscípulos, confirma isso em Atos 4.12: “Não há salvação em nenhum outro, pois abaixo do céu não há nenhum nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.”

Infelizmente, porém, o homem quer criar seu próprio meio de chegar a Deus, inventando religiões. Todavia, o plano de Deus para nós, inicia-se com o apelo ao arrependimento e a promessa de vida nova, chamada de “novo nascimento”: “Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo”, diz Jesus (Jo 3.3).

Quando o carcereiro de Felipos indagou a Paulo o que fazer para ser salvo, este não o aconselhou a seguir uma religião, mas disse-lhe: “creia no Senhor Jesus e serão salvos, você e os de sua casa” (At 16.31). Isto é Evangelho! Boa Nova pra você!



Na religião, o homem procura um salvador

No evangelho, Deus revela o Salvador

0 comentários: